Novo documentário da BBC revela detalhes sobre morte de Kurt Cobain

30 anos após morte de Kurt Cobain, BBC promete desmistificar teorias conspiratórias em documentário inédito.

SHARE

SHARE

Novo documentário da BBC revela detalhes sobre morte de Kurt Cobain
Novo documentário da BBC revela detalhes sobre morte de Kurt Cobain

Um novo documentário da emissora britânica BBC tem como objetivo "desmistificar" a trágica morte de Kurt Cobain, 30 anos após o cantor ser encontrado morto em sua casa.

O vocalista do Nirvana, pioneiro do movimento grunge, morreu em 5 de abril de 1994, aos 27 anos, vítima de ferimento causado por uma arma de fogo. No local, também foi encontrada uma carta de despedida.

A morte do cantor de "Smells Like Teen Spirit" gerou muitas teorias da conspiração ao longo dos anos, incluindo a de que ele teria sido assassinado, com algumas especulações envolvendo até mesmo sua esposa, Courtney Love, agora com 59 anos.

Para marcar o 30º aniversário de sua morte, a BBC anunciou uma série de programas, incluindo o documentário de uma hora, intitulado "Moments That Shook Music: Kurt Cobain", que visa dissipar os "mitos" que cercam as circunstâncias de sua morte.

"Contado exclusivamente através de imagens de arquivo poderosas e raras - algumas das quais nunca foram vistas na TV britânica antes - Moments that Shook Music: Kurt Cobain é um relato visceral dos dias que cercaram aquele momento trágico em 1994, quando Cobain tirou sua própria vida", descreve um comunicado.

"A vida e a morte de Kurt Cobain se transformaram em mito e lenda desde sua morte. Este documentário tenta desmistificar esse momento no tempo contando a história diretamente do local, por meio de imagens capturadas por aqueles que estavam lá", contou Jonathan Rothery, chefe da BBC Popular Music TV.

A produção incluirá "imagens capturadas por fãs locais em Seattle e material bruto de equipes de notícias que reportaram na época, entrelaçando os espectadores nos eventos que se desenrolaram, conforme aconteceram".

Além disso, mostrará a "reação comovente do eletricista que encontrou o corpo de Kurt ao instalar um sistema de segurança em sua casa em Seattle; declarações da polícia no local; o caos, a confusão e a devastação capturados em vídeo por seus fãs - incluindo uma gravação que mostra Courtney Love lendo a carta final de seu falecido marido foi reproduzida para uma multidão de milhares em uma vigília em Seattle; e uma entrevista reveladora com o próprio Cobain, apenas alguns meses antes de sua morte".

Fãs até hoje visitam a antiga casa de Kurt na Lake Washington Boulevard para deixar flores, gravar letras do Nirvana em um banco e fazer vigílias em sua memória.

Na mesma noite, a BBC Two reprisará "When Nirvana Came To Britain", que examina o vínculo entre Nirvana e o Reino Unido - incluindo o famoso festival de Reading e a banda do ex-baterista do Nirvana, Dave Grohl, Foo Fighters.

Em 5 de abril, a BBC Radio 6 Music prestará homenagem com "Kurt Cobain Forever". A cada hora, das 7h às 19h, os apresentadores Nathan Shepherd (substituindo Chris Hawkins), Deb Grant (substituindo Lauren Laverne), Mary Anne Hobbs, Craig Charles e Emily Pilbeam (substituindo Huw Stephens) tocarão uma faixa de Kurt.

ATENÇÃO: Se você ou alguém que você conhece está lutando contra a depressão ou pensamentos suicidas, entre em contato pelo telefone 188; o serviço funciona 24 horas.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.

Latest View all