Putin pode ser vítima de 'queima de arquivo' antes de depor sobre crimes de guerra

Vladimir Putin será 'exilado e silenciado' antes de seu eventual julgamento por crimes de guerra, afirmou um especialista.

SHARE

SHARE

Putin pode ser silenciado, acredita especialista This video is no longer available.

Putin pode ser vítima de 'queima de arquivo' antes de julgamento por crimes de guerra

Vladimir Putin será 'exilado e silenciado' antes de seu eventual julgamento por crimes de guerra, afirmou um especialista.

O Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de prisão contra o presidente da Rússia no último dia 17, afirmando que Putin é responsável por crimes de guerra, tais como a suposta deportação de crianças ucranianas para a Rússia.

Embora o líder russo não reconheça a legitimidade do órgão internacional - situado em Haia, na Holanda -, pessoas próximas a ele poderiam estar preocupadas com os possíveis desdobramentos da acusação.

Vlad Mykhnenko, especialista em estudos sobre a Europa Oriental e antiga União Soviética da Universidade de Oxford, afirmou à revista 'Newsweek' que o chefe de Estado pode vir a ser vítima de "queima de arquivo".

"Dadas as extensas conexões de Putin em toda a Europa e o que ele poderia potencialmente dizer aos juízes sobre corrupção e negociações ilegítimas entre Moscou e as principais capitais ocidentais, haverá muitas razões para silenciá-lo antes de seu depoimento em Haia", opinou o estudioso.

"Um substituto poderia ser facilmente convocado, sob a justificativa de 'vingar' a perda do querido líder, mas apenas para manter as aparências", acrescentou ele.