Estrela de 'House of Cards', Robin Wright revela por que ganhava menos que Kevin Spacey

Protagonista da série revelou que pedido de equiparação salarial foi barrado porque ela não tinha sido premiada com um Oscar

SHARE

SHARE

Robin Wright em House of Cards
Robin Wright em House of Cards

A atriz Robin Wright, 59, afirmou que não recebia a mesma remuneração que seu colega de cena em "House of Cards", Kevin Spacey, 65, simplesmente por não ter um Oscar. A protagonista da série da Netflix entre 2013 e 2018 revelou que seu pedido de equiparação salarial foi barrado sob a justificativa de que o astro já havia sido premiado pela Academia em duas ocasiões.

Kevin, que venceu o Oscar de Melhor Ator por "Beleza Americana" (2000) e o de Ator Coadjuvante por "Os Suspeitos" (1996), foi afastado do seriado antes da última temporada após denúncias de assédio e abuso sexual.

Durante participação no Festival de Televisão de Monte-Carlo, Robin falou à Variety sobre a proposta inicial do diretor da série, David Fincher.

"Quando David Fincher me apresentou 'House of Cards', ele disse: 'Isto vai ser o futuro, vai ser revolucionário'. E olha onde estamos agora."

A atriz, que interpretou a calculista Claire Underwood na produção, abordou as dificuldades que enfrentou ao reivindicar salário igual ao de seu colega.

"Sim, foi difícil. Vou ser honesta. Quando eu disse: 'Acho justo, porque minha personagem se tornou tão popular quanto o dele'. Eles disseram: 'Não podemos te pagar o mesmo enquanto atores, então vamos te tornar produtora executiva e você pode dirigir. Vamos te dar três salários diferentes'. Perguntei: 'Por que não podem me pagar essa quantia como atriz?'. Eles responderam: 'Porque você não ganhou um Oscar'."

A estrela admitiu sua frustração com a indústria. "Esse tem sido o protocolo há anos; simplesmente é assim que funciona. Se você pergunta: 'Por que tal atriz não recebeu o mesmo que o Will Smith?' Eles respondem: 'Vai aumentar depois que você vencer'. Indicação não conta tanto. O que isso tem a ver com aumento salarial?".

Embora tenha ficado insatisfeita na ocasião, Robin encarou a oportunidade de dirigir episódios como uma conquista pessoal. "Foi o operador de câmera de 'House of Cards' quem disse: 'Por que você não tenta?'. Aprendi muito naquele programa. Não senti nenhuma pressão. Fui encorajada a fazer isso."