Confirmado no Rock in Rio, Elton John fala sobre perda da visão: 'Tem sido devastador'
Astro britânico relatou que a condição o impediu de enxergar, ler ou assistir a qualquer coisa nos últimos meses
O cantor e compositor Elton John, 78, revelou estar enfrentando meses "desafiadores" desde que perdeu a visão do olho direito após uma infecção. O astro britânico relatou que a condição o impediu de enxergar, ler ou assistir a qualquer coisa durante mais de um ano, mas afirmou manter esperança de recuperação graças aos avanços científicos.
"Tem sido devastador. Como perdi a visão do meu olho direito e meu olho esquerdo não está tão bem, os últimos 15 meses têm sido desafiadores para mim porque não consegui ver nada, assistir a nada, ler nada. Tive uma vida maravilhosa, e há esperança. Só preciso ser paciente, porque algum dia a ciência vai me ajudar com isso. Quando resolverem isso para mim, ficarei bem", começou ele em entrevista à Variety.
O músico acrescentou que mantém a fé diante dos desafios médicos, e citou os avanços da ciência na luta contra o HIV/AIDS como exemplo.
"É exatamente como a situação da AIDS. Você não deve perder a esperança, deve ser inabalável, deve ser forte e deve sempre tentar derrubar as barreiras para melhorar as coisas.”
David Furnish, marido do astro, também disse acreditar em avanços da medicina que possam restaurar a visão do parceiro, e explicou que Elton vem passando por alguns tratamentos.
"Estamos fazendo alguns tratamentos e o olho esquerdo já apresentou alguns avanços, o que é muito positivo, e continuamos explorando alternativas. Temos recebido contato de muitos médicos que querem ajudar e oferecer suporte. Como há danos na retina do olho direito, e retinas não se regeneram naturalmente, isso depende de estudos em andamento. Mas as coisas estão mudando muito rápido. O que a inteligência artificial está fazendo pela medicina e pela ciência é impressionante. Há uma série de teorias e descobertas novas, e agora é possível processar dados e conduzir testes muito mais rapidamente do que antes."
Apesar dos desafios, o ícone da música - que se aposentou das grandes turnês em 2023 -, foi confirmado como uma das atrações principais do Rock in Rio 2026.
Em uma coletiva do evento na terça-feira (25), o intérprete de "Goodbye Yellow Brick Road" e "Your Song" disse estar entusiasmado para o festival.
"Eu sempre tive momentos fantásticos quando tocamos no Brasil. Não consegui ir à América do Sul para a turnê de despedida, então, quando o Rock in Rio me convidou para cantar, aceitei imediatamente. Amo meus fãs brasileiros; eles têm um lugar muito especial no meu coração", declarou.
"A energia que esses grandes shows únicos me proporcionam desde que parei de fazer turnês é imbatível. Como banda, estamos tocando brilhantemente e soando tão bem quanto sempre soamos e, o mais importante, ainda amamos tocar juntos. Eu realmente mal posso esperar para voltar ao Brasil no próximo verão", finalizou.