Especialista revela dois obstáculos que alienígenas enfrentariam ao tentar contato com a Terra

Um especialista alertou que possíveis alienígenas interessados em estabelecer contato com os humanos na Terra enfrentariam dois desafios consideráveis

SHARE

SHARE

Especialista revela obstáculos que alienígenas enfrentariam ao tentar contato
Especialista revela obstáculos que alienígenas enfrentariam ao tentar contato

Um especialista alertou que possíveis alienígenas interessados em estabelecer contato com os humanos na Terra enfrentariam dois desafios consideráveis.

Segundo o estudioso Scott McCormack, professor de ciência e engenharia da Universidade da Califórnia, existem dois obstáculos significativos: a física e a engenharia.

Dada a incerteza sobre a natureza da vida extraterrestre e seu nível de avanço tecnológico, McCormack ponderou por que ainda não detectamos sinais de alienígenas e como seria sua tecnologia. 

"Se existirem civilizações viajando pelo espaço, não é impossível que, em algum momento desses três ou quatro bilhões de anos, alguém tenha vindo ou enviado sondas", disse ele à "Popular Mechanics", conforme relatado pelo jornal "Daily Star". 

No entanto, o pesquisador alertou: "Qualquer objeto viajando mais rápido que a velocidade luz é ficção científica na atualidade, porque as leis da física dizem que você não pode fazer isso. A velocidade da luz é o mais rápido que você vai conseguir alcançar".

Quanto aos materiais necessários para suportar as condições extremas do espaço, o professor ressaltou a importância de encontrar um equilíbrio entre alta solidez e tenacidade à fratura.

"A resistência é tipicamente a capacidade do material de absorver energia, e materiais brutos como diamantes tendem a ter uma resistência menor. Para suportar esses impactos, você precisa de um material que tenha tanto alta solidez para resistir à deformação quanto alta tenacidade à fratura. 'Que material poderia ser esse?'. Eu não acho que temos uma resposta ainda". 

O especialista acrescentou que enviar uma sonda para o espaço sem saber exatamente para onde ela está indo seria como procurar uma "agulha no palheiro", o que daria tanto aos humanos quanto aos alienígenas uma probabilidade baixa de se encontrarem.